EEFM José Martins Rodrigues

EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES
eefmjosmartinsrodrigues.blogspot.com


Bem-vindo ao Projeto UCA !!

Aqui começa nossa jornada sobre como usar as tecnologias digitais a partir do laptop educacional.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

É Hora de Fazer uma Reflexão

Faça uma análise do texto "Se a Escola Fosse uma Sinfonia"  e responda de que forma podemos relacionar o texto ao Projeto UCA e as atividades que você desenvolve na escola.

13 comentários:

  1. Tem tudo a ver com o projeto. apesar de os professores trabalharem com disciplinas diferentes (notas, tons) para que a orquestra fique afinada é preciso que todos tenham o mesmo foco, o mesmo objetivo. O UCA pode ser melhor aproveitado se todos tomaren parte na sua função e como músicos trabalharem para o melhor desempenho de todos fazendo com que os espectadores (alunos) batam palmas para uma sinfonia
    organizada.

    ResponderExcluir
  2. Pensando a escola como uma sinfonia o uca chega como um novo acessorio que veio para ajudar na sintonia dos nossos alunos e professores.É algo de interação com o mundo web.

    ResponderExcluir
  3. Professores sao como músicos na sinfonia escolar.Devemos todos buscar o ritmo propicio ao bom andamento da equipe. Embora a equipe seja composta por varias pessoas, o objetivo deve ser o mesmo.Afinal em uma orquestra(escola) o sucesso de um depende de todos.

    ResponderExcluir
  4. Todos pela melhoria da educaçao, já que ela é como uma sintonia e necessita da participaçao e desempenho de todos.

    ResponderExcluir
  5. O pensamento de ver a escola como uma orquestra é realmente muito interessante e ideológica, partindo do pressuposto de que todos os que fazem a escola e se dizem educadores têm que falar a mesma língua (afinados) e caminhar lado a lado. Todos em sintonia.
    E diante da oportunidade impar que é o UCA em nossa escola, temos que ser uma única voz. Todos juntos pela educação e aprendizagem!

    ResponderExcluir
  6. um computador é apenas um computador. Substantivo comum, concreto e sem subjetividades...Mas uma sinfonia é fruto delicado de uma orquestra ,envolve inspiração espiritual, labor e engenho para sua composição.
    O UCA é uma partitura na mão de professores.
    H.J.T.P

    ResponderExcluir
  7. É possivel sim, ouvir a sinfonia da compreensão humana! Para isso acontecer precisamos trabalhar buscando os mesmos objetivos, diante do projeto UCA é importante,todos em um mesmo tom,para isso, precisamos cada vez mais inovar e o trabalho em conjunto é fundamental para um bom resultado!!

    ResponderExcluir
  8. O grande desafio da escola é ser uma orquestra afinada, na qual todos os "músicos" façam a mesma leitura das partituras humanas nela existente. Ela precisa ser o lugar onde não haja vaidades individuais mas um espaço onde cada um dos personagens desempenhe o papel de suas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Nós educadores, somos responsáveis pelo bom andamento da escola, portanto, devemos cadenciar nossas atitudes em prol de um um só ritmo, de um só tom.Assim teremos um resultado agradavel ao nosso ego, pois o beneficio final será de grande valia não só para um pequeno grupo, mas, uma contribuição imensa de valor e cultura para toda uma sociedade

    ResponderExcluir
  10. Todo o nosso trabalho está relacionado a orquestra do texto, pois os educadores devem sempre está em sintonia com os conteúdos, as metodologias, os colegas professores e gestores e principalmente com os alunos.
    Não podemos colocar culpa no insucesso escolar apenas nos professores se a sintonia da orquestra da escola deve estar focada em todos que a compõem.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade é difícil estarmos em sintonia quando tudo parece caminhar em linhas opostas, e para percebermos tais desencontros, precisamos ter ouvidos apuradíssimos e olhos de águia para que percebamos os elementos destoantes. E obviamente, queiramos perceber tudo ao nosso redor,que não finjamos estar tudo harmonicamente sintonizado.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que as osquestras das escolas ainda não conseguiram afinar os seus instrumentos(Humanos)
    pois ainda existe docentes que não acreditam em seu trabalho, como exitem dicentes que não acreditam no trabalho de seus professores e nucleo gestor não acredita no trabalho da familia como tambem há familias que acabam não acreditando na escola. Não é mas hora achar culpados mas sim de começar a afinar os nossos instrumentos, começando pela valorização do grupo.

    ResponderExcluir
  13. Os profissionais da educação de uma escola devem falar uma só linguagem para que haja harmonia e comprensão.

    ResponderExcluir